ISSN/EISSN: 01014064 1980864X
Subject:
Social Sciences
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Country: Brazil
Language: Portuguese, Spanish
Start year 2004
Publication fee:
No
--- Further Information
Journal homepage at publisher site

Loading...
Loading...Tendo em vista essas inquietações, o presente trabalho focalizará Santos, priorizando o período entre 1890 e 1930, procurando recuperar o processo de urbanização da cidade e as experiências e ações urbanas, recobrando toda uma diversidade e dinâmica das ocupações que absorviam o cotidiano de homens e mulheres no porto do café.

Loading...
Loading...O texto compreende uma discussão sobre o processo de modernização na cidade de Porto Alegre em vários momentos de sua história, articulando as transformações e modificações havidas no espaço urbano com uma paralela segregação social operada e/ou desejada na cidade. São recolhidos vários exemplos para demonstrar a vontade de se construir uma "cidade una", na qual não se admite o convívio com os indesejados sociais. A combinação modernização/exclusão social, tantas vezes já abordada em diversos estudos da historiografia brasileira, encontra neste artigo mais um exercício de aproximação, a partir do qual pode-se vislumbrar momentos distintos - sem traçar uma linha de continuidade - desta operação específica da modernidade.

Loading...
Loading...O texto trabalha com as práticas sociais e as representações que dizem respeito ao crime e a violência na sociedade gaúcha no final do século XIX, analisando as tênues fronteiras entre os mundos da ordem e da desordem.

Loading...
Loading...Este artigo trata da vivência de índios e/ou seus descendentes, de diversas procedências étnicas que desterrados de suas aldeias, passaram a viver nas vilas de Minas Gerais, no século XVIII.

Loading...
Loading...O artigo problematiza a memória e a percepção das transformações dos espaços, das formas de sociabilidade e da cultura urbana em Porto Alegre nos anos 1970 através das crônicas de Nilo Ruschel e Moacyr Scliar.

Loading...
Loading...O presente artigo analisa as imagens da cidade do Rio de Janeiro, nos séculos XIX e XX, criadas e interpretadas por dramaturgia simbólica.

Loading...
Loading...A cidade se constitui como o espaço privilegiado para criar a estética da modernidade, visto que ela proporciona novas percepções a respeito das noções de espaço e tempo, permitindo aos artistas absorverem no seu fluxo incessante de mudanças os signos dos novos tempos. O presente artigo tem o fim de analisar as obras de dois artistas modernos platinos - Joaquín Torres-García e Xul Solar - e verificar como a cidade é utilizada para a elaboração das suas poéticas e é concebida e mitificada.